Skip to main content

tratamento 

tratamento 

tratamento 

tratamento 

tratamento 

As principais opções de tratamento

O tratamento do câncer de mama depende de alguns fatores, incluindo o estágio do câncer, o tipo específico de câncer de mama, a idade e o estado de saúde geral da paciente. As principais opções de tratamento para o câncer de mama incluem:
1

Cirurgias

• Cirurgia de Mastectomia: Onde é feita a remoção das mamas.
• Cirurgia de Lumpectomia: Onde é feita a remoção cirúrgica do tumor e uma parte do tecido circundante, preservando a maior parte da mama.
• Cirurgia de Reconstrução: Após uma mastectomia, muitas mulheres optam por realizar uma cirurgia mamária, para restaurar a aparência da mama.
2

Radiação e medicamento

• Radioterapia: Após uma cirurgia conservadora da mama, a radioterapia é frequentemente recomendada para reduzir o risco de recorrência local. Usa radiações para destruir células cancerosas.
• Quimioterapia: Um tratamento que utiliza medicamentos para matar células cancerosas ou impedir o seu crescimento.
3

Terapias

• Terapia Hormonal: Para cânceres de mama que são sensíveis a hormônios. Pode ser usada para bloquear ou reduzir a influência dos hormônios, com o estrogênio, na progressão do câncer.
• Terapia-Alvo: Direcionada às características específicas das células cancerosas e podem ser utilizadas em casos de câncer de mama HER2-positivo.
• Imunoterapia: Uma abordagem que utiliza o sistema imunológico do corpo para combater o câncer.

Diagnóstico Precoce

A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer (WHO, 2007). Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde tanto na atenção primária quanto nos serviços de referência para investigação diagnóstica. São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de referência urgente para a confirmação diagnóstica:

✔ Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
✔ Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
✔ Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
✔ Descarga papilar sanguinolenta unilateral.
✔ Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
✔ Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
✔ Presença de linfadenopatia axilar.
✔ Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
✔ Retração na pele da mama.
✔ Mudança no formato do mamilo.