Skip to main content

diagnóstico 

diagnóstico 

diagnóstico 

diagnóstico 

diagnóstico 

Como surge o câncer?

A doença, de maneira geral, surge a partir de células que sofreram alterações genéticas em seu DNA e começam a se proliferar de maneira acelerada e desordenada, formando um tumor. Quando o tumor é considerado maligno, o chamamos de câncer. É crucial que a mulher fique atenta ao corpo e as mudanças que podem ocorrer. Além disso, a realização da mamografia é outra forma de diagnóstico da doença. Através da mamografia é possível captar um tumor ainda em seu estágio muito inicial, quando ainda não é perceptível no autoexame.

Diagnóstico

Uma detecção precoce pode levar a um tratamento mais eficaz e a melhores resultados. Procure pelo seu médico para realizar exames específicos e, frequentemente, faça a palpação das mamas para verificar a presença de nódulos.

Taxa de cura

O câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado em fase inicial, de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo. É necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento médico, em qualquer idade, sempre que perceber alguma alteração suspeita em suas mamas. O sistema de saúde precisa adequar-se para acolher, informar e realizar os exames diagnósticos em tempo oportuno. Prioridade na marcação de exames deve ser dada às mulheres sintomáticas, que já apresentam lesão palpável na mama ou outro sinal de alerta.

Novos Casos

Com 74 mil novos casos previstos por ano até 2025, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, segundo informações publicadas no Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Funcionamento das células

Diferente das células sadias, que crescem, dão origem a novas e morrem, as células doentes não morrem e nem dão lugar a outras saudáveis, invadindo e prejudicando órgão e tecidos do corpo. O sistema imunológico tenta reagir e combater as células doentes, mas é ineficiente, dada a velocidade com que se multiplicam. O câncer de mama, portanto, se dá quando esse processo acontece na região mamária.